O Museu Coleção e Jardim Exposições Fototeca Actividades Educação Edições
 

 

Do Barroco ao Contemporâneo
Enóe Ferrão

Do Barroco ao Contemporâneo é um programa que revisita, através da interpretação instrumental e comentários, os períodos musicais mais tocados na música erudita. Apresenta ao público obras inspiradas de grandes compositores do repertório para instrumentos de teclas, tais como Antonio Soler, Johannes Brahms, Erik Satie e Cláudio Carneyro, assim como não deixa de visitar momentos do semi-erudito com obras de Astor Piazzolla e Tom Jobim.



29 janeiro 2022 > 17H

Ingresso pago


Programa

 
A. Soler (1729-1783)
Sonata em Dó # m

J. Haydn (1732-1809)
Sonata em Ré M Hob. XVI/37, 3º and

M. Portugal (1762-1830)
De que te Queixas?

J. Brahms (1833-1897)
Intermezzo op 118 nº 2

E. Satie (1866-1925)
Gymnopedie nº 1

C. Carneyro (1895-1963)
Bailadeiras

F. Mompou (1893-1987)
Canção e Dança nº 6

M. Nobre (n. 1939)
Frevo

A. Piazzolla (1921-1992)
Adiós Nonino

Tom Jobim (1927-1994)
Garota de Ipanema, Wave, Ela é Carioca

 
Biografia

 
Enóe Ferrão

Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade sob a orientação da professora Dynalva Alves Bastos, no Conservatório Brasileiro de Música. Na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro cursou o Bacharelato em Piano na Classe da Professora Ruth Cerrone, e, posteriormente, realizou a Pos-Graduação em Análise Estética. Aperfeiçoou seus conhecimentos pianísticos com os professores e pianistas Miguel Proença e Luiz Senise. Participou de masterclasses com renomados pianistas e professores tais como Caio Pagano, Antonio Iglesias, Manuel Carra e Dmitri Bashirikov. Premiada em diversos concursos, obteve também a nota máxima em instrumento ao longo do curso superior.No Brasil, como Professora na Escola Superior de Música do Espírito Santo, foi Pianista Acompanhadora, lecionou Piano, Formação Musical, Música de Câmara e Análise Estética.Ainda no Brasil desenvolveu intensa actividade como recitalista, em grupos de câmara e como solista à frente de diversas orquestras, entre elas a Orquestra Filarmónica do Espírito Santo, Orquestra Gama Filho, Orquestra da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra da Escola de Música do Espírito Santo, Salzburger Kammervirtuosen e Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música. A convite da direcção da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e do Centro de Cultura Musical (Santo Tirso) esteve em Portugal leccionando Formação Musical, Análise Musical e História da Música naquelas instituições. Depois de retomar suas actividades no Brasil transfere-se definitivamente para Portugal, a fim de apoiar o projecto de formação de uma classe de piano representativa na Academia de Música e Dança do Fundão. Nesta instituição foi ainda Chefe do Departamento de Piano e Membro da Direcção Pedagógica, tendo ainda sido uma das organizadoras do Concurso Juvenil Internacional de Piano do Fundão, enquanto ali lecionou. Faz parte da Comissão Organizadora do Concurso de Piano do Alto Minho e foi idealizadora e diretora artística do Concurso de Piano Cidade de Gaia. Na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo realizou a Profissionalização em Serviço. Lecionou na Academia de Música de S. Pio X, em Vila do Conde, onde também esteve à frente do Departamento de Teclas e na Academia de Música Fernandes Fão. Colaborou, ainda, com a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo como pianista acompanhadora e foi docente do Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian em Braga. Atualmente leciona Piano e História da Cultura e das Artes, atuando no Conservatório de Música de Paredes e na Academia de Vilar do Paraíso. Ainda em Portugal se apresenta regularmente em recitais de música de câmara; tem orientado, ao longo do período que reside em Portugal, diversos alunos laureados em concursos de piano. Escreve regularmente obras didácticas para piano e tem peças editadas pela Universidade de Aveiro.


Gonçalo Valente

Gonçalo Valente nasceu em V. N. Gaia em 2002. Iniciou os seus estudos de guitarra e música aos 9 anos, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, integrando a classe da Professora Ana Sofia Silva, na qual concluiu o 8º grau.
Foi membro da Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso entre outubro de 2016 e junho de 2020, dirigida pelo guitarrista e maestro Augusto Pacheco. Com esta orquestra apresentou-se no Weill Recital Hall no prestigioso Carnegie Hall, em Nova Iorque. Participou na gravação e no lançamento do CD “20 anos – Orquestra de Guitarras”, lançado em dezembro de 2017.
Representou a AMVP em diversas ocasiões, participando em vários concertos e recitais, destacando-se um recital a solo na Porto Guitarra em junho de 2018, a participação no Concerto de Homenagem ao Professor José Lopes e Silva (organizado pelos Professores Aires Pinheiro e Dejan Ivanovic) no Conservatório de Música de Vila do Conde, em abril de 2019, e uma apresentação a solo no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, integrada na Segunda Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, em junho de 2019.
Após ter obtido a classificação de 20 valores na Prova de Aptidão Artística, concluiu o Ensino Secundário e ingressou no Ensino Superior com média de 19 valores. Atualmente, frequenta o 1º ano da Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa..

   
   
   

Museu e Jardim
Terça a Sexta: 10:00 - 12:00 – 14:00 - 17:00
Sábado: 14:00 – 17:00

Galerias e Cafetaria
Terça a Sexta: 10:00 - 12:30 – 14:00 - 18:30
Sábado: 14:00 – 18:30

Encerra à Segunda-feira, Domingo e Feriados

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

+351 253 601 275

sec@mns.uminho.pt

   

mns ©2021