Projeto Arquivo Exposições Contactos
     

Arcelino

Arcelino Augusto de Azevedo

(1913-1972)

Nota Biográfica

Arcelino Azevedo fotografou a cidade de Braga e outras cidades e vilas da região, abrangendo as décadas de 1940-60.

Concluída a instrução primária, como era habitual naqueles tempos, começou a trabalhar na Casa Santos Lima, um fotógrafo prestigiado, com estúdio no Largo 'Barão de São Martinho”. Ali aprendeu os primeiros segredos da fotografia vindo a revelar-se um dos mais talentosos fotógrafos bracarenses.
Trabalhador estudante, ainda frequentou a Escola Industrial, mas não chegou a concluir a sua formação académica. Depois de cumprido o serviço militar obrigatório passou, em 1934, a afirmar o seu nome na Casa “Pelicano” então situada ao Largo Barão de S. Martinho, onde se manteve até que em 1965, ano em que o proprietário faleceu. Retratou nessa altura uma grande parte da população bracarense dessa época – quem não tem um retrato seu, assinado por Arcelino?

Em 1965 abriu no Largo de S. Francisco o seu próprio negócio, o chamado Estúdio Arcelino. Era “o culminar de um sonho de longos anos de um fotógrafo que, aos poucos, soube captar a imagem da sua cidade, desde o momento mais importante até aos discretos recantos ou figuras do quotidiano, cuja beleza simples só os olhos sensíveis de um artista, como Arcelino sempre foi, podem descobrir", como refere a ASPA num boletim que editou em homenagem que lhe prestou numa exposição de alguns dos seus trabalhos no Museu dos Biscainhos, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 18 de Outubro e 29 de Dezembro de 1985.

Participou em algumas exposições individuais e coletivas como por exemplo "Solares Minhotos” no Palácio Foz em Lisboa, em 1970, uma organização do SNI – Serviço Nacional de Informação.

Para a sua morte precoce (59 anos) no dia 11 de Novembro de 1972 terão contribuído as condições de trabalho em laboratórios escuros e abafados e o manuseamento de ácidos que continuamente respirava.

     

Dimensão do Arquivo

4790 negativos (6x6 e 6x9)

Breve descrição do conteúdo documental

Abrangendo as décadas de 1940-60, as fotografias de Arcelino (1913 -1972) revelam uma cidade onde o património histórico do período barroco convive com o apogeu arquitectónico do Estado Novo. O autor fotografou maioritariamente a monumentalidade da cidade, onde são bem visíveis o rigor do olhar e da técnica, através de composições de acentuado cunho geométrico. Não obstante a acuidade do seu olhar, podemos afirmar, a partir da análise do seu acervo, que Arcelino se sentia mais habilitado a registar situações de maior estaticidade do que o bulício do quotidiano.

PRATA, Rui, 2009, Arcelino Retrato de uma Cidade, Braga, Museu da Imagem

Este espólio contém muitas imagens com que enriqueceu publicações como o trabalho de Vaz-Osório da Nóbrega, "As Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga" ou o Guia de Braga de 1959. Representou aspetos da arquitetura e do património da cidade de Braga e da região (Viana do Castelo, Guimarães, Ponte de Lima…), as festas da Semana Santa e do São João.

   
     
 

Incorporação do Arquivo

Tipo:

Depósito

Data de Entrada:

Entrega à ASPA pela Viúva de Arcelino Azevedo, em Janeiro de 1985; Entrada no Museu em 1992; Integrado, em 1997, no Protocolo ASPA/MNS.UM de 20 de Novembro de 1987.

Propriedade:

ASPA (Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural)

Nota:

Depósito na Fototeca do Museu Nogueira da Silva (anos 90) pela ASPA (Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural). Depois da sua morte, a viúva Judite Araújo Azevedo, procurando evitar que o espólio do já muito prestigiado fotógrafo ficasse perdido, resolveu entregá-lo a um sócio da ASPA que, o depositou na embrionária Fototeca do Museu Nogueira da Silva, Unidade Cultural da Universidade do Minho, instalada num edifício do jardim do Museu, num espaço climatizado. Foi integrado no protocolo de 1987, estabelecido entre a ASPA e o Museu Nogueira da Silva/UM, em 1997.

 
 

 
 

Temáticas

- Atividade agrícola;

- Agências de viagens;

- Igrejas/santuários (Bom Jesus, Sameiro, Santa Marta, Santa Maria de Bouro)

/ arte sacra;

- Instituições: escolas/conventos/mosteiros/estádio/hospital;

- Ruas e edifícios de: Braga / Guimarães / Barcelos / Coimbra / Póvoa de

Varzim / Fafe / Gondomar / Melgaço / Ponte de Lima / Póvoa de Lanhoso / Pico dos Regalados / Riba d’Ave / Taipas / Valença / Viana do Castelo / Vila Verde / Vila de Conde / Vila Nova de Famalicão / Vizela;

- Zonas rurais: Gerês / Barroso / arredores de Braga /Santa Maria de Bouro /

Cabeceiras e Celorico de Basto;

- Brasões / Cartas de Armas / Documentos;

- Castelos / fortes / casas / paços / solares;

- Eventos (Comemorações do 28 de maio);

- Cerâmica;

- Panorâmicas aéreas;

- Feiras / exposições;

- Festas: S. João / Semana Santa;

- Pontes / fontes.

 

   
   
   

 

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

 

mns ©2017