Projeto Arquivo Exposições Contactos
     

Rocha Peixoto

António Augusto da Rocha Peixoto

(1866-1909)

Nota Biográfica

António Augusto da Rocha Peixoto, nasceu na Póvoa de Varzim a 18 de Maio de 1866, no prédio n.º 20, da antiga Rua da Silveira, atual Rua Rocha Peixoto.

Rocha Peixoto era etnógrafo e usava nas suas pesquisas o registo fotográfico (…) Para Rocha Peixoto ela [a fotografia] tinha força instrutiva e informativa. Usava-a para apoio dos escritos – a foto, ou o desenho inspirado na imagem fotográfica – e seria uma surpresa vê-lo duvidar do seu valor enquanto documento. Algumas delas, lembra-nos Flávio Gonçalves, são hoje testemunhos históricos únicos.

No Porto frequentou a Academia Politécnica, onde se destacou como naturalista e organizador das secções de Mineralogia, Geologia e Paleontologia. Coo-fundador da Revista de Ciências Naturais e Sociais e da revista Portugália, publicação pioneira nas áreas de Etnografia, Antropologia e Arqueologia. Foi ainda secretário da Revista de Portugal, fundada por Eça de Queiroz.

Exerceu funções como professor na Escola Industrial do Infante D. Henrique, bibliotecário no Ateneu Comercial e desenvolveu um intenso trabalho como diretor da Biblioteca Pública e do Museu Municipal do Porto.

Homem de saber eclético, Rocha Peixoto foi uma das figuras mais marcantes da vida cultural portuguesa dos finais de oitocentos e início do século XX. A sua vasta obra como naturalista, etnógrafo, antropólogo e arqueólogo seduziu os seus contemporâneos e continua a influenciar os trabalhos científicos atuais. À Póvoa de Varzim dedicou trabalhos sobre os pescadores, as escavações da Cividade de Terroso e do Castro de Laúndos, a naturalidade de Eça de Queiroz e incentivou o estudo da comunidade e património locais.

A colaboração de Rocha Peixoto na imprensa local e nacional foi intensa e diversificada. A primeira edição da Terra Portuguesa, publicada em 1897, foi o resultado da seleção de 26 artigos publicados no jornal portuense O Primeiro de Janeiro, dedicados à Economia ao Ensino, às Ciências e à Cultura Portuguesa.

Primo de Manuel Monteiro (1879/1952), partilhou com ele muitas das idas ao campo e julga-se mesmo que algumas das fotografias deste arquivo, terão como autoria o próprio Manuel Monteiro.

Faleceu em Matosinhos, a 2 de Maio de 1909, com 42 anos de idade.

*MARTINS, Luís de Sousa, 2009, A Fotografia de Rocha Peixoto reflexões em torno do seu lugar num projecto etnográfico, in Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, vol. 43, Póvoa de Varzim, Câmara Municipal P. V., p. 297.

     

Dimensão do Arquivo

293 negativos de vidro (13x18)

Breve descrição do conteúdo documental

Imagens sobre o modo de viver das populações rurais e serranas: habitações, vestuário, utensílios, trabalho, numa perspetiva antropológica.

   
     
 

Incorporação do Arquivo

Tipo:

Depósito

Data de Entrada:

Anos 80 do século XX

Propriedade:

BPB (Biblioteca Pública de Braga)

 
 

 
 

Temáticas

- Atividade agrícola e Pastoreio;

- Moinhos, Noras e Azenhas;

- Zonas rurais: habitações, povoados e paisagem;

- Monumentos, Castelos e Românico;

- Arqueologia;

- Cerâmica, Cestaria e Objetos vários;

- Cruzeiros, Alminhas;

- Pintura e Ex-votos;

- Retratos individuais e de grupo;

- Feiras e Romarias.

   
   
   

 

 

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

 

mns ©2017